VEMABC

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e informações em seu e-mail.

Estado traça planos B e C para metrô na Grande São Paulo

13/01/2017
O Governo Estadual traçou dois novos planos para liberar financiamento para obras da futura linha 18-Bronze do Metrô, que ligará o ABC à São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual Metropolitana de Transportes, o Estado não apresentou capacidade de pagamento do projeto, sendo classificado na categoria “C”, considerada insuficiente para a obtenção da garantia da União na contratação de operação de financiamento externo.
O governo estadual informou ao Metro Jornal que, como alternativa, abriu negociação com o Banco do Brasil para obtenção do recurso que será utilizado para as desapropriações. Procurado pela reportagem, a instituição financeira disse em nota que não comenta as operações financeiras por sigilo comercial. Outra opção estudada pelo governo do Estado de São Paulo é a obtenção do financiamento junto ao Ministério das Cidades por meio de recursos do FGTS.
No entanto, a pasta federal informou que as normas atuais não preveem a desapropriação como item financiável por recursos do FGTS. “Contudo, estão em tratativas, entre o Ministério das Cidades e o Conselho Curador do FGTS, alterações nos normativos de forma a permitir que desapropriações relacionadas aos empreendimentos apoiados pelo governo federal possam ser financiadas com recursos do fundo”, diz a nota do Ministério.
 
Fonte/Créditos: Metro Jornal
‹‹‹ Voltar
VemABC - Vidas em Movimento