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Malásia

Nas últimas décadas o monotrilho deixou de ser visto como uma opção aspiracional de meio de transporte e tem se tornado, cada vez mais como alternativa de transporte público em diversas cidades no mundo por oferecer benefícios que incluem segurança, eficiência e sustentabilidade. A expansão do modal é clara, uma vez que até 1999 só existia uma fabricante de monotrilhos, a Hitachi, multinacional japonesa. Hoje já são diversas fabricantes que incluem a canadense Bombardier e a Scomi, da Malásia.
A Malásia, inclusive, é um dos exemplos do sucesso do monotrilho que está presente em duas importantes cidades em que o transporte tem se mostrado eficiente a atender propósitos diferentes: oferecer um sistema de locomoção efetivo para milhares de pessoas em Kuala Lumpur e contribuir como uma importante opção de lazer e promover o turismo na cidade de Malacca.
Como toda grande cidade, Kuala Lampur – capital da Malásia, enfrenta grandes congestionamentos e, por isso, o monotrilho foi considerado como uma das soluções para este problema. A linha de Kuala Lumpur começou a ser construída pela japonesa Hitachi, mas as obras logo foram assumidas pela Monorail Malaysia que, até então, tinha histórico em fabricação de ônibus. Com a crise financeira enfrentada pelo país na época, o projeto teve que ser interrompido em dezembro de 1997.
Porém, o projeto foi retomado já no ano seguinte e foi desenvolvido com trens semelhantes ao implantado em Seattle, nos Estados Unidos. Hoje, o sistema atende 45 mil pessoas por dia em 11 estações distribuídas em uma linha com 8,6 km de extensão. Em 2007, a Monorail Malaysia foi adquirida pela Scomi Rail, que está à frente de diversos outros projetos para ampliar o sistema no país.


Monotrilho em Kuala Lampur com as famosas Petrona Towers ao fundo

Conhecida como uma das cidades culturalmente mais ricas da Malásia por suas construções da época da colonização portuguesa e belezas naturais, Mallaca implantou uma linha de monotrilho que acompanha o Rio Malacca com o intuito de atrair ainda mais turistas para a cidade. O sistema de monotrilho, inaugurado em 2010, conta com duas estações distribuídas em linha de 1.6 km e foi desenvolvido pelas empresas Kumpulan Melaka Berhad e Agibs. Apesar de pequena, o sistema é um importante meio de transporte da cidade.


Monotrilho ao redor do Rio Mallaca


Além da Malásia, diversos outros países seguem adotando o sistema de monotrilho com projetos em andamento em Jacarta, na Indonésia, Riyadh, na Aurábia Saudita e Qom, no Irã, além de uma série de linhas inauguradas nos últimos anos na Coreia do Sul, Índia, China e em São Paulo. Isso demonstra o comprometimento de grandes cidades ao redor do mundo com o planejamento urbano que têm percebido o meio de transporte como um importante contribuinte para cidades mais sustentáveis, ao oferecer mais bem-estar à população com um sistema de locomoção acessível, rápido e não poluente.
 
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