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Perguntas Frequentes

- Como foi o processo de definição do traçado da Linha 18-Bronze?

O projeto da Linha-18 Bronze é o primeiro no segmento de transporte de média capacidade no ABC. Essa região tradicionalmente industrial exerce grande participação dentro do estado de São Paulo e o intuito é que o monotrilho permita interligar os municípios de São Paulo, São Caetano, São Bernardo e Santo André para facilitar a locomoção dos moradores da região. O traçado da Linha 18 promoverá também fácil acessibilidade aos grandes centros educacionais regionais além de atender, sem a necessidade de transbordo, as demandas ao longo da Avenida Faria Lima.


- Serão realizadas perfurações no solo durante as obras da Linha 18-Bronze?

O monotrilho da Linha 18-Bronze contará com uma estrutura de vigas elevadas de apoio, não sendo necessário escavações de túneis, portanto, minimizando o risco de aberturas de crateras, danos aos imóveis vizinhos e comprometimento da obra. De toda forma, a Linha-18 Bronze contará com uma equipe de gerenciamento de risco para acompanhar as obras e prevenir danos.


- De que forma o monotrilho da Linha 18-Bronze será integrado com outros meios de transporte?

O sistema de monotrilho permite a integração com outros modais como ônibus e metrô. No caso da Linha-18-Bronze, haverá integração com a Linha 2-Verde do metrô e Linha 10-Turquesa da CPTM na Estação Tamanduateí, e futuramente com a Linha-20 Rosa do metrô, além dos corredores de ônibus Leste-Oeste (projeto) e Jabaquara-São Mateus (Terminal São Bernardo do Campo).


- A Linha 18-Bronze trará benefícios as regiões de seu traçado?

Entende-se que as áreas adjacentes às estações são locais de grande potencial de desenvolvimento urbano, logo, serão construídos novos espaços de uso público como praças, jardins, ciclovias, bicicletários, apoio ao munícipe, etc. O monotrilho favorecerá o desenvolvimento da região do ABC, visto que, as Avenidas Guido Aliberti, Lauro Gomes, Faria Lima e demais localizadas no entorno das obras serão beneficiadas com mais segurança, comércio e acessibilidade para a população. Serviços como monitoramento e wi-fi ajudarão a desenvolver esse grande potencial no envoltório das estações.


- Qual a capacidade de transporte de passageiros da Linha 18-Bronze?

Os municípios que serão atendidos pela Linha 18-Bronze contam atualmente, em sua grande maioria, com ônibus tradicionais, sendo que um ônibus de categoria básica pode transportar 75 pessoas, o ônibus articulado, 171 pessoas e o biarticulado, 198 pessoas. O monotrilho, com capacidade para até 653 passageiros por trem, tem a estimativa de transportar 314 mil passageiros/dia no ínicio da operação, com mais conforto, velocidade e pontualidade.


- Qual a velocidade média do monotrilho da Linha 18-Bronze?

O monotrilho possui uma velocidade média de 35 km/h, considerando as paradas nas estações, uma grande vantagem em comparação com ônibus paulistanos, que contam com uma média de velocidade de 17 km/h e sofrem com interferência do tráfego de veículos, semáforos e cruzamentos.
Especificamente com relação a região do ABC, uma reportagem do ABCD Maior revela que a média de velocidade em cerca de 40 avenidas e ruas é de 20 km/h, ainda 15 km/h abaixo do que o monotrilho poderá operar. O trem atingirá velocidades de até 80 km/h.


- Qual o tempo estimado do percurso da Linha 18-Bronze?

A Linha-18 Bronze possui tempo estimado de 25,7 minutos para percorrer os 15 km seu trajeto, entre as estações Tamanduateí e Djalma Dutra, e é uma alternativa para otimizar o tempo de deslocamento dos moradores da região.


- O monotrilho é um tipo de transporte que polui o meio ambiente?

Não. O monotrilho é movido a energia elétrica, não ocasionando emissões de carbono e poluição ao meio ambiente.


- O monotrilho é um tipo de transporte que emite altos ruídos?

Não, o monotrilho é considerado um transporte silencioso já que utiliza sistema de motor elétrico e pneus de borracha, gerando até 65 decibéis de ruído interno. Já para quem está do lado de fora do modal, o som chega a ser equivalente a apenas 20 decibéis.


- As desapropriações para as obras da Linha 18-Bronze já foram iniciadas?

Não, ainda não foram iniciadas. Por ser uma Parceria Público-Privada, as desapropriações serão efetuadas pela concessionária VemABC, por meio judicial, e os pagamentos serão feitos pelo Governo do Estado, conforme estabelecido no contrato de concessão. Essas desapropriações são referentes as áreas constantes do Decreto de Utilidade Pública nº 59.762 de 19/11/2013, transferido para a Concessionária pelo Decreto de Utilidade Pública nº 60.821 de 09/10/2014. Calcula-se que aproximadamente 250 propriedades poderão ser desapropriadas segundo o Decreto, no entanto, é possível que não exista a necessidade de desapropriar toda as áreas contempladas pelo DUP.
 

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